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O crescimento da publicidade nativa no on-line é verdadeiramente impressionante. Apesar de ter começado devagarinho, há uns anos, os blogs vieram definitivamente abrir o canal para produtos e serviços comunicarem com os consumidores, de forma eficaz e mensurável.

Hoje, não há site de informação generalista, económica ou desportiva, onde não vejamos a exposição das marcas de forma subliminar, levando muitas vezes os leitores a acreditarem que se trata de editorial puro.

Neste ponto, claramente, tem marcado a diferença pela positiva quem o faz bem feito, com efetivo envolvimento e sem olhar para este formato como uma espécie de publireportagem on-line – e este é ainda um grande desafio, sobretudo nos meios pertencentes a grandes grupos editoriais.

Um estudo desenvolvido pela IHS Technology, revela que o envolvimento dos leitores com o native advertising é entre 20% e 60% superior face aos tradicionais banners, apresentando taxas de recordação até três vezes superiores. Estima também que, em 2020, possa representar mais de 60% dos anúncios mobile, desenvolvidos à escala global.

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