Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Jornais.jpg

aqui tinha escrito sobre os problemas que a imprensa atravessa, também em países com maiores índices de leitura de jornais e revistas. É o caso da Inglaterra, onde saíram esta semana alguns dados que apontam para quebras na ordem dos 18% em receitas no mês de Agosto - que se assumiu como o pior deste ano… pelo menos para já.

Por terras de sua majestade, o investimento publicitário caiu 14% nos primeiros 8 meses do ano (comparando com período homólogo do ano passado) e mesmo com o tema Brexit (Junho / Julho) a surgir como uma espécie “injeção de moral”, uma vez que proporcionou mais vendas em banca, na realidade, excetuando esses dois meses, as quebras globais foram sempre superiores a 14% em todos os outros. Se a esta informação juntarmos os 13% de quebra de investimento publicitário em 2015 e os 9% em 2014, evidentemente não estamos perante um cenário animador para o papel.

Obviamente, não existindo grande quebra de investimento publicitário no mercado em geral (tv, rádio, outdoor, etc) e não existindo menos leitores, também em geral, é fácil perceber que a migração de ambos passou (tem passado, ano após ano) sobretudo para o digital, com as redes sociais a absorverem uma “fatia” significativa de anunciantes e compradores de jornais.

Surpreendente é o movimento inovador, em estudo desde Maio pelos detentores dos principais jornais ingleses, de ser criado um único departamento de vendas de publicidade para todos, reduzindo assim custos e aumentando eficácia e escala nas negociações com clientes e agencias. Um caminho no mínimo estranho, tendo em conta que todos pertencem a diferentes grupos editoriais, mas que aparenta ter algumas possibilidades de ser concretizado – há sinais que vão sendo dados pelos players do mercado britânico nesse sentido.

Paralelismos e prognósticos à parte, mas se de um país com hábitos culturais e sociais de leitura mais do que instalados, as noticias que vêm não são boas…

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930